Geral Rondônia
Incentivo à doação de sangue é intensificado pelo governo de RO com campanha digital durante período de férias
Oincentivo à doação de sangue está sendo ampliado pelo governo de Rondônia durante o período de férias para a manutenção dos estoques de bolsas de ...
08/01/2026 14h56 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia

Oincentivo à doação de sangue está sendo ampliado pelo governo de Rondônia durante o período de férias para a manutenção dos estoques de bolsas de sangue que atendem às necessidades da população. Durante o período, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), promove a campanha “Influ Sangue Bom”, com o objetivo de mobilizar influenciadores digitais para conscientizar e atrair mais doadores por meio das redes sociais.

No período de férias, é comum o número de doadores diminuir, devido a viagens, ao mesmo tempo em que a demanda aumenta por conta do fluxo nas estradas e possíveis riscos de emergências transfusionais em sinistros no trânsito, além das demandas de rotina e de pessoas em tratamento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações de incentivo à doação são fundamentais e demonstram o comprometimento da gestão estadual com a saúde da população. “O gesto solidário ajuda a manter os estoques de sangue em níveis seguros. As doações asseguram o abastecimento seguro e contínuo do banco de sangue, fortalecendo os atendimentos e solicitações das unidades de saúde, e o governo tem trabalhado para ampliar o acesso à doação em todo o estado”, salientou.

Campanha mobiliza influenciadores digitais para conscientizar e atrair mais doadores

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, enfatizou que saúde e solidariedade caminham juntas neste momento. “Ser solidário com o próximo é algo muito importante, ainda mais quando vemos que os pacientes que precisam das doações são crianças, jovens e idosos. O gesto é um ato de amor que todos devemos ter em prol da vida.”

REQUISITOS PARA DOAR

Para se tornar um doador, é necessário estar em boas condições de saúde; pesar acima dos 50kg; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis); estar descansado e alimentado, além de comparecer a uma unidade da Fhemeron com um documento oficial com foto, e assim seguir as orientações da equipe técnica.

PONTOS DE COLETA NO ESTADO

Porto Velho

Ariquemes

Cacoal

Ji-Paraná

Rolim de Moura

Vilhena

Fonte
Texto: Gabriel Regis e Sara Lazarotto
Fotos: Frank Nery e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia