Polícia OPERAÇÃO USURA
Justiça determina expulsão de policiais militares envolvidos em esquema de agiotagem em Rondônia
Decisão prevê perda da farda após investigação apontar participação de PMs em grupo acusado de empréstimos ilegais e cobranças abusivas
24/06/2026 19h49
Por: Redação Fonte: MPRO
MPRO

Dois policiais militares de Rondônia foram condenados à perda da função pública após decisão da Justiça que reconheceu a participação deles em um esquema de agiotagem investigado na Operação “Soldados da Usura”. Com a medida, os agentes deixam de integrar oficialmente a corporação.

A investigação apontou que os militares faziam parte de um grupo envolvido em empréstimos ilegais com cobrança de juros abusivos. O caso foi apurado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Rondônia, após denúncias que chegaram à Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

Segundo as apurações, o grupo investigado teria utilizado ameaças e outros métodos de pressão para cobrar dívidas, além de atuar em crimes como extorsão, lavagem de dinheiro e estelionato. A operação também revelou movimentações financeiras milionárias e levou ao cumprimento de mandados em diferentes estados.

A Operação Soldados da Usura foi deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia e contou com apoio de órgãos de segurança. Na primeira fase, foram cumpridas prisões e buscas contra suspeitos de integrar a organização criminosa, que teria atuação em Rondônia e outros estados brasileiros.

Com a decisão judicial, os policiais condenados perdem o direito de permanecer nos quadros da Polícia Militar e deixam de exercer a função pública.

A corporação informou, na época das investigações, que não compactua com desvios de conduta e que medidas disciplinares são adotadas sempre que integrantes são envolvidos em práticas incompatíveis com o serviço policial.