A exploração ilegal de minério no Rio Madeira voltou a ser alvo de uma grande operação nesta quinta-feira (25). A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou a Operação Iracema, que resultou na inutilização de 29 dragas, embarcações e motores usados em atividades clandestinas de garimpo.
Segundo a PF, a ação atingiu diretamente a estrutura utilizada por grupos que atuam de forma irregular na região, causando prejuízos ao meio ambiente e colocando em risco os recursos naturais da Amazônia.
Além da destruição dos equipamentos, foi instaurado um inquérito policial para identificar os responsáveis pela atividade criminosa, incluindo possíveis financiadores e operadores envolvidos no esquema.
A Polícia Federal alerta que o garimpo ilegal provoca graves impactos ambientais, principalmente pela utilização de substâncias tóxicas, como o mercúrio, que pode contaminar os rios, afetar a vida aquática e comprometer a saúde das comunidades ribeirinhas que dependem do Madeira para sobreviver.
O Rio Madeira é considerado uma das áreas mais vulneráveis de Rondônia para a exploração mineral clandestina. De acordo com a PF, novas medidas poderão ser adotadas durante o avanço das investigações para responsabilizar os envolvidos.
A Operação Iracema reforça o combate às atividades ilegais na região e busca preservar os recursos naturais da Amazônia.