Na manhã desta sexta-feira (28), o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola, esteve no Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, que a Prefeitura de Porto Velho, mediante medida emergencial, vai deslocar ao distrito de Nazaré, localidade afetada pela cheia do Madeira.
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Olhar Rondoniense
De acordo com o secretário Jaime Gazola, as águas estão subindo rapidamente, a unidade de saúde local não tem condições de prestar atendimento à população.
"Disponibilizar o Barco Saúde faz parte do plano de contingência da Prefeitura, com o objetivo de dar continuidade ao atendimento ao distrito de Nazaré e adjacências e não deixar essas comunidades desassistidas. Os equipamentos da unidade de saúde local serão montados no barco, onde os profissionais prestarão todos os serviços até a que a situação do rio se normalize", explicou.
Gazola acrescentou que "serão disponibilizados serviços médicos, de enfermagem, vacinação, farmácia, ou seja, os mesmos atendimentos que normalmente a unidade realiza rotineiramente. O barco saúde ficará atracado em Nazaré, mas como outras comunidades também estão em situação similar, embarcações menores farão o transporte até a unidade fluvial", garantiu o titular da Semusa.
O prefeito Léo Moraes, atento aos acontecimentos decorrentes da cheia do Madeira nos distritos, orientou a Semusa quanto às medidas a serem efetivadas com o objetivo de aliviar os transtornos causados pela elevação do rio.
"Nosso compromisso é garantir acolhimento às comunidades atingidas neste período crítico, e por isso não vamos poupar recursos para continuar dando acesso à saúde para esses cidadãos", disse.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
A medida é parte do plano de contingência de desastres da Semusa e ocorre no contexto do Decreto de Estado de Alerta de Emergência. Além do barco saúde, outras ações de prevenção à saúde da população estão sendo implementadas, em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, para minimizar os impactos da cheia e garantir o acesso da população aos serviços essenciais.
BARCO SAÚDE
O Barco Saúde foi criado para atender às demandas de saúde dos distritos e das vilas que se encontram às margens do rio Madeira. A presença da embarcação é fundamental para assegurar que as comunidades distantes de Porto Velho tenham acesso a esses serviços.
A embarcação possibilita que os moradores das comunidades ribeirinhas recebam cuidados médicos, incluindo consultas e tratamentos especializados, que muitas vezes não seriam possíveis devido à distância e o deslocamento.
Texto:Humberto Oliveira
Foto:Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 22° Máx. 39°