Rondônia Anvisa
Rondônia participa de programa da Anvisa para monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos
Os dados do Para têm impacto direto na saúde pública e no aprimoramento de políticas públicas e práticas agrícolas.
11/12/2024 14h05 Atualizada há 8 meses
Por: Redação Fonte: Anvisa
imagem ilustrativa

Com o objetivo de avaliar a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal e os potenciais riscos à saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), referente ao ano de 2023. Rondônia esteve entre os 26 estados brasileiros que contribuíram com amostras para as análises.

O programa coletou alimentos em supermercados e avaliou resíduos de 338 tipos diferentes de agrotóxicos, incluindo substâncias proibidas ou banidas no Brasil. Entre os alimentos analisados nesta edição — como abacaxi, laranja, tomate, alface e manga — estão itens que representam uma parte significativa da dieta dos rondonienses. As análises identificaram resíduos dentro e fora dos limites permitidos, gerando dados valiosos para as autoridades locais reforçarem a fiscalização e promoverem boas práticas agrícolas.

Resultados nacionais:

Embora os dados específicos de Rondônia não tenham sido divulgados separadamente, a participação no programa reforça a importância de um monitoramento rigoroso, considerando o peso da agricultura na economia local e o elevado consumo de produtos frescos.

Impacto para Rondônia:

Os dados do Para têm impacto direto na saúde pública e no aprimoramento de políticas públicas e práticas agrícolas. Em Rondônia, os resultados podem orientar produtores e comerciantes a adotarem práticas mais seguras e sustentáveis, além de incentivar o uso de tecnologias que reduzam a dependência de agrotóxicos.

Para aumentar a segurança alimentar, a Anvisa orienta que os consumidores:

O monitoramento da Anvisa continuará até 2025, expandindo a análise para novos alimentos. A expectativa é que Rondônia permaneça ativa no programa, contribuindo para ações que priorizem a saúde e o bem-estar de seus habitantes.