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IFRO se pronuncia sobre alimentação em campus de Porto Velho

A instituição afirma que não recebeu denúncia formal, mas que está investigando o caso, reforçando que a alimentação é fornecida por empresa terceirizada, acompanhada por uma comissão fiscalizadora

20/05/2025 às 19h19
Por: Redação Fonte: Redação
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IFRO se pronuncia sobre alimentação em campus de Porto Velho

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) enviou uma nota de esclarecimento ao Olhar Rondoniense após a publicação de um vídeo em que um estudante mostra uma barata na refeição. A instituição afirma que não recebeu denúncia formal, mas que está investigando o caso, reforçando que a alimentação é fornecida por empresa terceirizada, acompanhada por uma comissão fiscalizadora. Abaixo, publicamos a nota enviada pelo IFRO, na íntegra:

Nota sobre a Alimentação no Campus Porto Velho Calama

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança da alimentação oferecida aos seus estudantes e servidores. A fiscalização da qualidade da alimentação fornecida no Campus Porto Velho Calama é realizada por meio de uma comissão específica, instituída pela Portaria nº 164/PVCAL - CGAB/IFRO, que acompanha regularmente o serviço terceirizado, garantindo que todas as normas de segurança alimentar e de higiene sejam rigorosamente cumpridas.

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Considerando o que foi noticiado hoje (20/5) sobre uma situação apontada pelo site de notícias Olhar Rondoniense, informamos que o caso está sendo investigado, ainda que a unidade não tenha recebido nenhuma denúncia formal até o momento. Caso seja comprovada alguma falha na execução contratual, a empresa será notificada. O campus reforçará a fiscalização diária dos serviços prestados e realizará uma reunião com a contratada para o realinhamento de medidas mais efetivas de higiene e saúde.

Informamos que a comissão de fiscalização do contrato realiza fiscalização técnica diariamente na preparação e no servimento das refeições aos alunos. O IFRO também realiza avaliações mensais da qualidade do serviço, por meio do Instrumento de Medição de Resultados. A empresa responsável pela alimentação foi contratada em 16 de abril de 2025, com início dos serviços em 5 de maio. O valor por prato servido é de R$ 10,00, com contrato vigente por 12 meses, renovável por até 10 anos conforme a Lei 14.133/2021. O contrato inclui cláusulas sobre segurança alimentar, mecanismos de fiscalização e penalidades. Por se tratar de uma contratação recente, até o momento não há registros de irregularidades. Caso haja o descumprimento de alguma cláusula contratual ou norma de segurança alimentar, as medidas cabíveis serão adotadas para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes.

Serviço de alimentação

A preparação e a conservação dos alimentos são realizadas diariamente, seguindo rigorosos protocolos de higiene e de controle de qualidade, incluindo inspeções antes do serviço, armazenamento adequado e monitoramento contínuo. A refeição é servida aos alunos em forma de prato estudantil (prato feito), e não há estocagem de cereais. A carne, os legumes e as verduras são recebidos do fornecedor diariamente, no período da manhã.

O cardápio semanal é elaborado com base em critérios nutricionais, levando em consideração a variedade, o equilíbrio e as necessidades alimentares dos estudantes, conforme os itens estabelecidos no termo de referência da licitação. Os itens do cardápio são definidos por uma equipe especializada, incluindo nutricionista, a quem cabe garantir a qualidade nutricional e a adequação dos alimentos oferecidos.

Em tempo, informamos que o IFRO Campus Porto Velho Calama realizou manutenção geral nos ambientes da lanchonete, restaurante e cozinha no dia 30 de abril de 2025. Entre os serviços executados, destacam-se: lavagem completa do piso e das paredes, pintura de calçadas e das paredes, dedetização dos ambientes e desentupimento de caixa de gordura/esgoto, substituição de sifões, torneiras e ralos, além da troca de itens queimados e/ou quebrados.

Ressaltamos que esses serviços são realizados periodicamente e foram concluídos antes da entrega das chaves à contratada. Além disso, a cozinha do campus possui paredes de vidro, permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar visualmente a preparação dos alimentos, garantindo mais transparência e fiscalização.

No IFRO, há canais para envios de denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou sugestões, como a Ouvidoria, acessível pelo link: https://portal.ifro.edu.br/ouvidoria-nav. No caso em específico, os alunos do Campus Calama também podem entrar em contato diretamente com o Departamento de Assistência ao Educando, ou pelo e-mail: depae.portovelhocalama@ifro.edu.br.

Reiteramos nosso compromisso em oferecer uma alimentação segura, nutritiva e de qualidade para toda a comunidade do campus. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.

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