Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de agentes da Força Nacional a Rondônia para auxiliar no combate à crescente onda de violência no estado. A medida, que terá duração de 90 dias, foi aprovada após uma solicitação do governo estadual e visa a atuação nas atividades essenciais para garantir a ordem pública e a segurança da população.
Nos próximos dias, um contingente de agentes federais chegará à capital Porto Velho e a Mirante da Serra, onde facções criminosas têm intensificado os ataques. A decisão foi tomada em resposta a uma série de incidentes, incluindo incêndios a ônibus e ataques contra trabalhadores do transporte público. O temor pela segurança dos motoristas e cobradores fez com que a frota de ônibus fosse retirada das ruas de Porto Velho na manhã desta terça-feira (14).
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Olhar Rondoniense
O prefeito da cidade, Léo Moraes, pediu apoio imediato ao governo estadual para garantir a normalização do transporte público e restaurar a ordem nas ruas. A violência tem sido atribuída a facções criminosas, como reação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, deflagrada recentemente pelas forças de segurança. Esta operação já resultou na retomada de propriedades invadidas por criminosos e na apreensão de armas e drogas.
A presença da Força Nacional vem como uma resposta estratégica para conter a violência e proteger os cidadãos de uma escalada criminal que vem afetando a tranquilidade da população.
Mín. 22° Máx. 39°