Geral Rondônia
Governo amplia resposta a incêndios florestais e Operação Verde Rondônia alcança mais de 180 focos combatidos
Atento ao período mais seco do ano, favorável à propagação de fogo, o governo do estado realiza até novembro, a fase combativa da Operação Verde Ro...
25/06/2025 10h22
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia

Atento ao período mais seco do ano, favorável à propagação de fogo, o governo do estado realiza até novembro, a fase combativa da Operação Verde Rondônia (OVR) , coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) com a atuação de 259 militares em campo, monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas. Desde o início da operação, no dia 2 de junho, até segunda-feira (23), já foram combatidos 189 focos.

Em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 58% do registro de focos de calor, demostrando a eficácia da intensificação das ações preventivas realizadas no estado. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que o estado tem se cercado de todos os cuidados para a proteção da população e do meio ambiente neste período de verão amazônico .“O governo de Rondônia fortaleceu as estratégias de atuação para a estiagem de 2025, desde a governança ambiental, medidas preventivas, preparação dos combatentes até as tecnologias utilizadas.”

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, garante que o planejamento e investimento realizados, de forma antecipada, dão base para uma resposta muito mais rápida e precisa aos incêndios florestais nesta temporada no estado. “A vigilância é constante. Com apoio de monitoramento e logística estratégica, as guarnições são mais ágeis para chegar diretamente aos focos de incêndio e estão preparadas e com equipamentos adequados para o combate”, enfatizou.

Fase combativa da Operação Verde Rondônia iniciou-se no dia 2 deste mês
OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA 2025

+Maisde 10 mil ações de prevenção;

– Menos58% focos de calor registrados;

Desde o início da operação, até segunda-feira (23), já foram combatidos 189 focos

As denúncias podem ser feitas nos canais disponibilizados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente. Em Porto Velho, casos de destruição ambiental podem ser denunciados à Sema pelo (69) 98423-4092.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry e Arquivo CBMRO
Secom - Governo de Rondônia