Uma solução inédita começa a ser implantada pela Prefeitura de Porto Velho, a "mão ingelsa", para melhorar o trânsito e reduzir os riscos de acidentes em um dos pontos mais críticos da zona Norte da cidade. A intervenção acontece, após estudos, na avenida Jorge Teixeira, nas proximidades do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde diariamente motoristas enfrentam dificuldades para fazer retornos, sendo obrigados a cruzar a frente de veículos que circulam no sentido contrário, o que gera constantes colisões e congestionamentos.
A ação faz parte do Projeto Trânsito Livre, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), com apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que realiza os serviços de adequações na via, como ajustes de pista e reforço estrutural.
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Com a implantação da mão inglesa no cruzamento das ruas Aparício de Moares, Benedito Souza Brito e avenida Jorge Teixeira, os veículos passam a fazer o contorno pela esquerda, eliminando totalmente o cruzamento direto entre fluxos, o que garante mais segurança e fluidez ao tráfego na região. A medida, já adotada em grandes cidades do país e até em outros países, chega pela primeira vez à capital rondoniense como uma solução inteligente, simples e eficiente.
O trabalho é fruto de uma atuação integrada, onde a Semtran fica responsável por toda a parte de estudo de fluxo, sinalização e organização viária, enquanto a Semob executa os ajustes físicos necessários, garantindo que a implantação da mão inglesa aconteça de forma eficiente e segura.
O Projeto Trânsito Livre inicia pela Jorge Teixeira, nas imediações do Hospital de Base, mas a Prefeitura já estuda expandir a solução para outros pontos da cidade que apresentam os mesmos problemas de cruzamento de fluxo e risco de acidentes.
O que é "mão inglesa" no trânsito brasileiro?
Trata-se de uma solução de engenharia viária em que, por um curto trecho — geralmente em viadutos, cruzamentos ou alças de acesso — os veículos trafegam momentaneamente pela esquerda. O objetivo é facilitar o fluxo, evitar conversões perigosas e reduzir conflitos entre os sentidos de tráfego.
Importante destacar que essa medida não altera a regra geral do trânsito brasileiro, que continua sendo a circulação pela direita.
Texto:Leandro Morais
Fotos:Leandro Morais
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