A Prefeitura de Porto Velho, no contexto da reforma administrativa implementada na segunda-feira (7) pelo prefeito Léo Moraes, com objetivo de tornar a máquina pública municipal mais moderna e eficiente, criou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ela é o resultado da fusão da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
A nova pasta já nasce responsável por uma ampla gama de serviços essenciais, com atuação em todas as regiões da capital e nos distritos. Desta forma, o município passa a contar com uma estrutura que garante maior capacidade de resposta para cuidar melhor de obras, infraestrutura urbana, limpeza, manutenção de vias e serviços públicos básicos, o que, inclusive, significa mais atenção às estradas rurais, entre diversas outras atribuições.
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Olhar Rondoniense
“A medida busca otimizar os recursos públicos, dar mais celeridade às ações estruturais e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, consolidando uma estrutura mais eficiente, integrada e voltada para resultados concretos. Com isso, atingimos nosso objetivo maior, que é elevar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Léo Moraes.
“A Seinfra é uma resposta direta à necessidade de fazer mais, com mais qualidade e menos burocracia. Com a nova secretaria, temos uma estrutura mais moderna e preparada para atender às necessidades da população com agilidade, planejamento, responsabilidade e otimização dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura urbana;
Planejamento, execução e manutenção de obras públicas, incluindo pavimentação, drenagem, pontes e viadutos;
Abastecimento de água e esgotamento sanitário;
Elaboração de projetos e fiscalização de obras, sejam executadas diretamente ou por meio de empresas contratadas;
Coordenação do saneamento básico relacionado ao sistema de drenagem;
Execução e supervisão dos serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, capinação, varrição, lavagem de ruas e manutenção do mobiliário público;
Limpeza de galerias, canais e bueiros;
Apoio à Superintendência dos Distritos, assegurando a presença do município em regiões mais afastadas;
Gestão dos serviços funerários;
Participação no processo de revisão e implementação do Plano Diretor do município;
Elaboração de programas e projetos de urbanização e desenvolvimento urbano em parceria com outras esferas de governo e iniciativa privada.
Léo Moraes acrescentou que, com a implantação da Seinfra, a Prefeitura de Porto Velho “reforça o compromisso com uma gestão pública mais eficiente, econômica e voltada para o bem-estar da população, para construir uma cidade mais organizada, acessível e preparada para os desafios do crescimento urbano”.
Texto:Augusto Soares
Foto:José Carlos/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Mín. 22° Máx. 39°