O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran Rondônia) emitiu um alerta à população após identificar um golpe envolvendo o programa CNH Social. O esquema criminoso consiste na divulgação de uma falsa lista de aprovados, com o objetivo de induzir vítimas ao pagamento de taxas inexistentes para suposta obtenção da carteira de motorista gratuita.
De acordo com o órgão, os golpistas utilizam indevidamente o nome do Detran e simulam documentos oficiais para dar aparência de legitimidade à fraude. Após a divulgação da lista falsa, os estelionatários entram em contato com as vítimas e exigem pagamento para liberação do benefício, o que contraria totalmente as regras do programa, que é gratuito e voltado a pessoas de baixa renda.
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Olhar Rondoniense
“Não há cobrança alguma para participar da CNH Social. Qualquer abordagem nesse sentido deve ser desconsiderada e denunciada”, reforçou o Detran em nota oficial.
O Detran-RO esclarece que o processo de seleção dos beneficiários ocorre com base nas informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As inscrições e comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelos canais institucionais do Detran, como o site oficial e redes sociais verificadas.
A orientação é que os interessados não confiem em listas compartilhadas por aplicativos de mensagens ou redes sociais, e que não efetuem nenhum tipo de pagamento, mesmo que pressionados por terceiros.
Verifique sempre as informações no site oficial do Detran-RO;
Não forneça dados pessoais a desconhecidos;
Nunca realize pagamentos para garantir suposta vaga no programa;
Mantenha seu cadastro atualizado no CRAS da sua cidade.
O Detran reforça que já está tomando providências legais para identificar os responsáveis pelo golpe e pede que qualquer informação suspeita seja denunciada às autoridades competentes.
Mín. 22° Máx. 39°